Conferência de S. Vicente de Paulo

Organização da Sociedade de São Vicente de Paulo, contida na Regra

  1. Os vicentinos organizam-se em grupos tradicionalmente chamados “conferências”.

  2. As conferências estão unidas entre si por Conselhos a nível local, regional, nacional e mundial.

  3. O sinal da unidade da Sociedade é a agregação das conferências e a instituição dos Conselhos, pronunciadas pelo Conselho Geral (Mundial).”

A Conferência de São Vicente de Paulo em São Martinho do Porto esteve em actividade regular durante o século XX, até finais do anos 50. Foi reativada em 2004 por um grupo de paroquianos e amigos da Vila, quando o padre António Marques era seu pároco.

Dentro do espírito de partilha da Sociedade e acompanhando as características mutáveis da condição de pobreza, desenvolve presentemente as seguintes ações:

Colabora com o Banco Alimentar do Oeste, com sede nas Caldas da Rainha, fornecendo géneros alimentícios uma vez por mês a cerca de 60 famílias da paróquia; tem à disposição das famílias mais carenciadas o Roupeiro, duas vezes por mês. As roupas, na sua grande maioria usadas, são oferecidas à Conferência por particulares; faz Campanhas de Angariação de Fundos para ajudar pontualmente os mais pobres, na aquisição de bens necessários, como óculos ou outros e até proporcionar-lhes cirurgias gratuitas; tem ainda e anualmente uma Venda de Natal, cujos lucros servem para proporcionar uma Ceia de Natal aos mais necessitados, acompanhada da entrega de brinquedos às crianças participantes, estes oferecidos em grande parte por alunos das escolas da freguesia.